Ministério de Formação

Formação

O Ministério de Formação surgiu da necessidade de formação permanente daqueles que estão no seguimento e no serviço do Senhor dentro da Renovação Carismática Católica.

O objetivo deste ministério é formar cristãos aptos a dizerem ao mundo a razão de sua fé e de sua esperança, assim como formar líderes/servos para que atuem na RCC capacitados e renovados em sua identidade, unidade e missão. O Ministério de Formação é responsável por prover a formação geral de todos os membros da RCC, servos ou não, assegurando-lhes “não se perderem por falta de conhecimento” (cf Os. 4, 6a) e “não se deixarem levar por qualquer sopro de doutrina” (cf 2 Tm 4, 3; Ef 4, 14).

A formação é um carisma que nos capacita a realizarmos a vontade do Senhor, que diz: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi.” (Mt. 28, 19-20); “O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que sejam capazes de instruir a outros.” (cf. 2 Tm 2, 1-2b). Como um carisma específico para o ensino deve ser também acompanhado por outros carismas que irão tornar fecunda a sua missão, como a Palavra de Ciência, a Palavra de Sabedoria, o Discernimento dos espíritos, a Profecia, as Línguas, a Fé, a Cura e os Milagres. Assim os encontros de formação devem refletir e conduzir à experiência da genuína identidade da Renovação Carismática Católica.

O campo de atuação específica do Ministério de Formação abrange:

  • Ministração do Módulo Básico de Formação da RCCBRASIL (um conjunto de 11 apostilas);
  • Ministração do Módulo de Formação de Formadores (composto por 3 apostilas);
  • Ministração do Módulo de Formação para Coordenadores (composto por 3 apostilas) ;
  • Ministração dos ensinos nos Grupos de Perseverança (composto por 3 apostilas, até o momento duas lançadas);
  • Ministração da formação geral de servos, conforme necessidades/demanda local.

Por fim, o processo formativo da RCC Brasil é contínuo e gradual buscando oferecer formação sólida e experiencial a todos os participantes da RCC, bem como inserção sempre mais amadurecida na comunidade eclesial e com decidida missionariedade. É importante salientar que o processo formativo da Renovação Carismática Católica do Brasil não é e não poderia ser diverso daquele que é proposto pela Mãe Igreja através de seu Sagrado Magistério. Esse processo na RCC é composto basicamente de 3 etapas bem definidas e complementares entre si: Iniciação Querigmática, Módulo Básico de Formação e Formações específicas dos diversos Ministérios.

Processo Formativo da RCC