Breve partilha sobre Vocação!

Vamos falar de uma forma simples e leiga, uma partilha mesmo, sobre o tema que a igreja trabalha nesse mês de Agosto: Vocação. Sem fundamentações, mas com o coração, gostaria de expor uma maneira de pensar sobre o assunto sem causar preconceitos ou resistências, mas que apenas nos abra para as infinitas possibilidades que ele sugere.

     Hoje, 11 de agosto, de maneira especial é um dia muito bonito, dedicado à memória de Santa Clara de Assis, e para exemplificar sobre vocação, gostaria de narrar um pequeno trecho de um dos filmes dedicados a ela:

   Clara e Francisco estavam sentados debaixo de uma árvore partilhando, como de costume e disseram-se, um ao outro – não me lembro quem começou e nem a ordem certa das palavras –  mais ou menos assim:

– Francisco, eu sempre quis ir ao mundo, anunciar, andar por muitas terras pregando o evangelho, no entanto é você quem tem essa vocação.

– Clara, eu queria estar para sempre dentro de um mosteiro rezando pelos missionários e pelo mundo, no entanto é você quem realiza essa vocação.

O que mais toca é que, por fim, concluíram:

– Somos tão íntimos em Deus que sentíamos um a vocação do outro. Eu sentia a sua vocação, e você sentia a minha.

     Com a imagem desses dois santos da igreja, me ponho a pensar sobre vocação. O que os motiva a ter o desejo de anunciar, de rezar, de amar de forma tão profunda e concreta, deixando suas vidas, casas, riquezas, sonhos, e até o casamento marcado, como é o caso de Clara? O Amor?

     Creio que sim. O amor. Mas o que não entendemos muitas vezes é o que nos faz sentir esse amor predileto, uns pelos pobres, como Francisco, outros pela igreja, outros pelos doentes, outros pelas crianças, outros pela evangelização em massa, outros pela oração silenciosa? Há algo mais profundo, que não vemos. Há um chamado. Vocação é isso: um chamado de Amor e para o Amor, que vai se concretizar de várias formas, dependendo da particularidade de cada um. E nosso coração se inquieta, e só seremos plenos e satisfeitos quando dissermos “sim” ao chamado.

     Podemos até demorar para descobrir, mas desde sempre existe dentro do nosso coração o desejo de se fazer algo relacionado a ele. É aquele sonho que não esquecemos, aquele desejo profundo de se doar, de fazer o bem. É aquilo que nos toca nos filmes, na igreja, na vida. Tudo isso são grandes sinais para descobrirmos enfim, para o que fomos ‘chamados’.

     E o chamado parte de Deus, sempre. Ele nos chama, nos impulsiona e se estivermos com o coração dócil à Sua voz, Ele nos orienta a dar todos os passos para a concretização. Ele é o início, possibilita todos os meios, mas é também o fim, ou seja, tudo chega a Ele, se concretiza na Sua Glória, exalta por fim, o Seu Amor.

     Por tanto, que possamos nos colocar disponíveis na presença de Deus para realizar a nossa vocação, nos diferentes estados de vida, e que estejamos de ouvidos atentos quando Ele nos mandar avançar para águas mais profundas.

     Para nos ajudar a olhar para dentro de nós e, a exemplo de Clara e Francisco, ter coragem de ir em busca da nossa vocação, deixo abaixo a letra de uma música católica que traduz todas essas inquietações que temos, e que já traz, de cara, a resposta.

 Lara Bianna R. Rosa

Alguém que só quer realizar a sua Vocação.

Música – letra e vídeo
Minha Vocação – Juliana de Paula

Para caminhar tenho que escutar
E calar meus sentimentos
Renovar meu sim e deixar cair
Tantos planos e conceitos
Que eu fui criando aqui dentro do coração
Sem pensar eu quis de volta minha vida em minhas mãos
Não posso mais viver pra mim

A minha vocação é me doar
E por amor darei o meu melhor
Pois o senhor que um dia me chamou
Quer que eu seja luz para as nações

Não mereci chegar onde estou
Mas se cheguei aqui eu quero então
Fazer valer a pena toda dor
Levando esperança a esse povo sofredor