O Conselho Nacional da RCCBRASIL decidiu, em assembleia realizada na manhã da última sexta-feira, dia 23, reeleger Katia Roldi Zavaris, a atual presidente, para o triênio 2017-2019. Katia é natural de Vitória (ES), participa da RCC há quase 30 anos e já foi presidente do conselho da RCC na Arquidiocese de Vitória e do Estado do Espírito Santo.

A assembleia eletiva aconteceu em uma casa de retiros, em Brasília (DF), com a presença de 25 dos 27 presidentes de conselhos estaduais que compõem o Conselho Nacional. O presidente da assembleia foi Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém (PA) e assistente eclesiástico da RCCBRASIL.

A preparação para o discernimento da nova presidência do conselho foi iniciada com uma vigília, na noite de quinta-feira para sexta-feira, 22 para 23 de setembro. Na manhã do dia 23, Dom Alberto Taveira presidiu a Santa Missa e logo depois os conselheiros se reuniram para eleger o novo presidente.

Katia Roldi Zavaris, atual presidente, está em seu primeiro mandato, tendo sido eleita em setembro de 2012 para um mandato de quatro anos. O estatuto da Renovação Carismática Católica do Brasil prevê que o presidente possa ser reconduzido ao cargo uma única vez consecutiva.

Este estatuto foi modificado, após um longo período de estudos e debates dentro do conselho, e foi aprovado na assembleia realizada em janeiro de 2016, em Aparecida (SP). Dentre algumas mudanças e adequações realizadas no novo estatuto está o tempo de exercício da presidência do Conselho Nacional, de quatro para apenas três anos.

Katia Roldi Zavaris deve indicar até a Assembleia Geral que acontecerá em janeiro de 2017 o nome das pessoas que a auxiliarão nesta missão, como os coordenadores de ministérios e comissões.

Ore conosco para que o Espírito Santo a auxilie neste momento.


  • Conselho Fiscal

Além da eleição da presidência do Conselho Nacional, os conselheiros elegeram o novo conselho fiscal, que exercerá suas funções pelo mesmo período. Foram eleitos Cristiano Coelho, atual presidente do conselho da RCC Minas Gerais; Flávio Laurentino, ex-presidente do conselho estadual da RCC Paraíba; e Dário Araújo, ex-presidente do conselho estadual RCC Amapá.

A função do conselho fiscal é, além de emitir relatórios e pareceres sobre as finanças da RCCBRASIL, garantir que as decisões administrativas tomadas em Assembleia Geral pelo Conselho Nacional sejam executadas.

 

Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *