Sobre vários assuntos emblemáticos ou não, nós católicos buscamos as autoridades eclesiais, os ensinamentos da Igreja e por muitas vezes somo respondidos de pronto sobre vários temas. Em relação a participação do leigo na política, o Santo Padre, O Papa Francisco, em um encontro com crianças e jovens de escolas jesuítas fechou questão:

“Envolver-se na política é uma obrigação para o cristão. Nós cristãos não podemos brincar de Pilatos, lavar-nos as mãos. Devemos envolver-nos na política, porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque procura o bem comum. Os leigos cristãos devem trabalhar em política. Você me dirá: Não é fácil. Mas também não o é tornar-se padre! A política é demasiadamente suja, mas é suja porque os cristãos não se envolveram com o espírito evangélico. É fácil dizer: culpa daquilo… Mas eu, o que faço? Trabalhar para o bem comum é dever do cristão.” (Vaticano, 07.06.2013)

Nossa participação é um dever, seja nos diversos conselhos como: Saúde, Tutelar, Segurança, dentre outros, ou nos poderes legislativo e executivo.Os talentos, lembrando a parábola(Mat. 25, 14-30), existem para estar a serviço do próximo de maneira responsável, buscando uma cidade mais limpa, por oportunidade as crianças e jovens, como também na busca de um país mais justo e honesto.
Ministério Fé e Política