Formação

O Ministério de Formação surgiu da necessidade de formação permanente daqueles que estão no seguimento e no serviço do Senhor dentro da RCC. O objetivo deste ministério é formar cristãos aptos a dizerem ao mundo a razão de sua fé e de sua esperança, assim como formar líderes/servos para que atuem na RCC capacitados e renovados em sua identidade, unidade e missão.
“A formação não é o privilégio de uns poucos, mas sim um direito e um dever para todos” (Exortação Apostólica Christifideles Laici, 63) e; “Todos os missionários, cada um seja preparado e formado de acordo com a sua condição, para se acharem à altura das exigências do trabalho futuro.” (Decreto Conciliar Ad Gentes, 26).

Não é demais esclarecer que o carisma específico de formar perpassa todos os ministérios hoje nominados na RCC BRASIL, isto é, o Ministério de Intercessão, por exemplo, conta com seus formadores específicos; o mesmo ocorre com o Ministério de Oração por Cura e Libertação ou com o Ministério para as Crianças. Entretanto, o Ministério de Formação possui uma tarefa distinta e igualmente importante, uma vez que é o responsável por prover a formação geral de todos os membros da Renovação Carismática Católica, assegurando-lhes “não se perderem por falta de conhecimento” (cf. Os. 4,6a) e “não se deixarem levar por qualquer sopro de doutrina” (cf. IITm. 4,3; Ef. 4,14). Assim sendo, seu campo de atuação específico é o seguinte:

1) ministração do Módulo Básico de Formação da RCC BRASIL: um conjunto de 11 apostilas que conferem ao formando a visão fundamentada do que é a RCC, a prática dos carismas, a sua plena inserção na Comunidade Eclesial, o sentido da caminhada cristã, o conhecimento mais aprofundado da Igreja, a preparação para o serviço, aspectos de Formação Humana, etc.

2) ministração do Módulo de Formação de Formadores: trata-se de um módulo de 3 apostilas para formação específica daqueles que servem ou servirão ao Senhor no Ministério de Formação ou que são formadores dentro dos outros Ministérios.

3) Ministração do Módulo de Formação de Coordenadores: trata-se de um módulo de 3 apostilas para formação específica daqueles que exercem o carisma de governo do Grupo de Oração, do Setor/Vicariato/Comarca/Decanato, Diocese, Estado, etc., bem como de todos os membros de Núcleos de Serviço dos Grupos de Oração, potenciais futuros coordenadores daquela célula fundamental.

4) Grupos de Perseverança: Os Grupos de Oração da RCC BRASIL são convidados a implantarem seus respectivos Grupos de Perseverança, que são ambientes específicos de oração, partilha e catequese em horário e/ou dia distinto da grande reunião do Grupo de Oração. O conteúdo catequético dos Grupos de Perseverança encontra-se distribuído em 3 apostilas denominadas “subsídios para Grupos de Perseverança”, estando a terceira ainda em fase de elaboração.

5) Formação em geral, sob demanda: O Ministério de Formação é um serviço à disposição do Movimento em suas necessidades formativas gerais, tendo por objetivo manter a Identidade do Movimento sempre acessa em todos os Grupos de Oração e demais realidades afeitas ao Movimento.

“A missão principal da formação é ajudar os membros da Igreja a se encontrar sempre com Cristo, e assim reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver a experiência e os valores que constituem a própria identidade e missão cristã no mundo” (Documento de Aparecida, 279).

O Ministério de Formação é responsável por prover a formação geral de todos os membros da RCC, servos ou não, assegurando-lhes “não se perderem por falta de conhecimento” (cf Os. 4, 6a) e “não se deixarem levar por qualquer sopro de doutrina” (cf 2 Tm 4, 3; Ef 4, 14).

A formação é um carisma que nos capacita a realizarmos a vontade do Senhor, que diz: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi.” (Mt. 28, 19-20); “O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que sejam capazes de instruir a outros.” (cf. 2 Tm 2, 1-2b). Como um carisma específico para o ensino deve ser também acompanhado por outros carismas que irão tornar fecunda a sua missão, como a Palavra de Ciência, a Palavra de Sabedoria, o Discernimento dos espíritos, a Profecia, as Línguas, a Fé, a Cura e os Milagres. Assim os encontros de formação devem refletir e conduzir à experiência da genuína identidade da Renovação Carismática Católica.

O campo de atuação específica do Ministério de Formação abrange:

  • Ministração do Módulo Básico de Formação da RCCBRASIL (um conjunto de 11 apostilas);
  • Ministração do Módulo de Formação de Formadores (composto por 3 apostilas);
  • Ministração do Módulo de Formação para Coordenadores (composto por 3 apostilas) ;
  • Ministração dos ensinos nos Grupos de Perseverança (composto por 3 apostilas, até o momento duas lançadas);
  • Ministração da formação geral de servos, conforme necessidades/demanda local.

Por fim, o processo formativo da RCC Brasil é contínuo e gradual buscando oferecer formação sólida e experiencial a todos os participantes da RCC, bem como inserção sempre mais amadurecida na comunidade eclesial e com decidida missionariedade. É importante salientar que o processo formativo da Renovação Carismática Católica do Brasil não é e não poderia ser diverso daquele que é proposto pela Mãe Igreja através de seu Sagrado Magistério. Esse processo na RCC é composto basicamente de 3 etapas bem definidas e complementares entre si: Iniciação Querigmática, Módulo Básico de Formação e Formações específicas dos diversos Ministérios.

Processo Formativo da RCC

Klaus Newman

Coordenador do Ministério de Formação

Telefone (62) 991241281

Email: klausnewman@gmail.com

Blog: klausformador.blogspot.com