O Ministério Universidades Renovadas é um ministério da Renovação Carismática Católica que tem como objetivo evangelizar com renovador ardor missionário, testemunhar Jesus Cristo e difundir a experiência de Pentecostes dentro do âmbito universitário, conciliando fé e razão.

O sonho do MUR foi inspirado no coração do estudante de veterinária da UFV, Fernando Galvani, mostrando Jerusalém – capital religiosa da época – impactada pela doutrina de Jesus, ainda que diante de inúmeras dificuldades e perseguições que desafiaram os primeiros cristãos. Refletindo sobre, ele encontrou essa realidade no meio universitário, que como Jerusalém na época, é um ambiente desafiador e que precisa ser repleto de valores cristãos.

Após essa reflexão, Fernando Galvani (Mococa) começou o primeiro Grupo de Oração Universitário na universidade que estudava e pregava sobre o sonho de ver todas as universidades repletas da doutrina de Cristo. Uma dessas pregações ocorreu no retiro de carnaval de Viçosa em 1995, o SEARA.

Durante o SEARA de 1995 ocorreu o workshop “RCC e a Universidade”, onde o Mococa apresentou o então Projeto Universidades Renovadas para os universitários lá presentes. Dentre esses estudantes estavam 6 universitários goianos: Arisio Morato ( Administração – UCG), Glauber Faleiro ( Medicina Veterinária – UFG), Karla Alexandre Esperidião ( Nutrição – UFG), Graziela, Andreia Paniago e Lucimar Franco ( Pedagogia – UFG).

Estes, ao participarem do encontro voltaram pra Goiânia motivados á missão de evangelizar nas universidades do nosso estado, nascendo assim o MUR Goiás. O primeiro GOU do estado acontecia sábado pela manhã numa sala do prédio da biblioteca da UCG que ficava na praça Universitária. Logo após, outros GOUs foram surgindo em vários prédios da UCG e da UFG que se encontram no Setor Universitário e no Campus Samambaia.

Em 1997, as atividades do MUR começaram na diocese de Anápolis com a ajuda do Seminarista Wagner Divino (hoje pároco da Catedral de Campo Grande – MS). Nesse mesmo ano, aconteceu o I Encontro de Universitários Carismáticos de Goiás que ocorreu no Auditório Básico da Área II da atual PUC. Esse encontro fortaceleu os universitários que estavam em missão e levou a expansão do ministério no estado.

Em 2003, a cidade de Goiânia sediou o VIII ENUCC – Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos com o tema Avança para águas mais profundas! ( Lc 5,4) e o convite de Deus para sairmos da fé superficial.

Desde então muitos universitários goianos tem vivido a universidade de maneira diferenciada, na presença de Deus, por meu dos GOUs que temos no nosso estado. Atualmente o MUR está presente nas dioceses de Goiânia, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Jataí, Rubiataba e Formosa; com atividades para pré-vestibulandos (GOE – Grupos de Oração Estudantil), universitários (GOU – Grupo de Oração Universitário) e para os já formados (GPP – Grupo de Partilha de Profissionais).

Kariolanda

Coordenadora do Ministério Universidades Renovadas

Telefone: (62) 98104-7461

E-mail:

kariolandacristina@hotmail.com

TERÇO ONLINE MUR BRASIL

            Terça-feira é o dia da semana que temos mais GOUs no nosso estado, atualmente nove grupos de oração ocorrem as terças nas universidades goianas, além disso, terça-feira é o dia de intercessão pelo Ministério Universidades Renovadas, onde todos os universitários que vivenciam o sonho de ver as nossas instituições de ensino repletas da doutrina e dos ensinamentos de Jesus, se unem em oração.

A fim de incentivar a unidade de todos esses luquinhas o MUR se reúne as 22h, no horário de Brasília, no canal MURBRASIL1 do YouTube para a transmissão online do Santo terço.

Toda semana universitários de diferentes faculdades se reúnem pra esse momento de devoção mariano. Na transmissão online, os luquinhas que acompanham o terço podem enviar suas intenções para que todos entrem em unidade de oração.

No MUR, terça-feira é dia de terço! Todos os universitários e profissionais são convidados a participarem desse momento conosco!

Ministério Universidades Renovadas – Um sonho de amor para o mundo

“Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de vossa doutrina! Quereis fazer recair sobre nós o sangue deste homem!”
Atos 5:28