Quando estive pela primeira vez no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no Estado de São Paulo, fiquei muito surpreso com o tamanho da basílica. Aquelas grandes portas de madeira, aquela cúpula no centro, grandes corredores de acesso ao belíssimo altar, uma admirável sala de milagres e milhares de devotos das várias partes do Brasil e do mundo. Tudo feito para impressionar e para chamar a atenção. Porém, o que atrai o nosso olhar e o nosso coração é o que há de mais simples dentro da basílica. De poucos centímetros, mas capaz de guiar nossa fé a uma experiência verdadeira e autêntica com Deus: a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Como nas sagradas escrituras, hoje Maria continua sendo peça fundamental na história da salvação do povo de Deus, sem nunca chamar a atenção para si, mas, aponta sempre para seu filho, nosso Senhor Jesus Cristo, e nos diz: “fazei tudo o que Ele vos disser…” (Jo 2,5b).

            Neste mês de outubro, no dia 12, começará o ANO MARIANO NACIONAL para celebrar os trezentos anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a Renovação Carismática Católica de Goiás não poderia ficar de fora desta linda festa em honra a nossa Mãe. Para bem agradá-la, não poupamos esforços, pois, queremos ser bons filhos, obedientes, disciplinados, educados e assim, elogiados. Certamente isso trás uma alegria muito grande no coração de nossa mãe. O que fazer então? Como irmãos, devemos olhar para nossa casa, que neste caso podemos entender como sendo nossos grupos de oração, um pequeno cenáculo nos nossos dias que, como no cenáculo de Jerusalém, Maria se faz presente e motiva os discípulos de Jesus a esperarem o derramamento do Espírito Santo. O papel de Maria é esse: ajudar-nos a pedir o batismo no Espírito Santo, a entender que tudo acontece a partir do derramamento do Espírito Santo, e que o jeito da Renovação ser igreja, de evangelizar é manifestando a ação da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. O Espírito Santo é o Dom de Deus que nos faz nascer de novo, que nos faz evangelizar com ardor, torna a palavra que sai de nossos lábios viva e transformadora, e como sempre, Maria está ali, de forma simples e singela.

            Maria não quer descaracterizar nossos grupos de oração tirando a força do Batismo no Espírito Santo, o exercício dos carismas e a vivência fraterna. Vários grupos de oração deixaram de clamar o batismo no Espírito Santo, e em conseqüência disso, não vivenciam o ciclo carismático. Por isso, muitas pregações não têm convencido e nem gerado conversões, a música já não alcança os corações, curas e prodígios são raros, gastam mais da metade do tempo da reunião de oração com o terço e outras devoções, desenvolvem campanhas de cura, cercos de Jericó, enfim. Ao final de tudo isso, os frutos são mirrados, servos cansados e desanimados, quando não abandonam o grupo de oração.

            O Grupo de Oração não pode perder a simplicidade. O estrelismo é um grande perigo, pois, chama a atenção para si, não para Deus. Nossa proposta é que todos nos unamos em prol do grupo de oração, buscando em primeiro lugar a Oração. Sim, ORAR MUITO! Depois, motivar as pessoas que leiam as sagradas escrituras e que a levem para o grupo de oração (muitos pregadores nem abrem a bíblia durante a pregação, e só falam deles mesmos); não obrigar ninguém a ter a mesma devoção que “eu”, pois, devoção é algo particular e não penduricalho de fé; incentivar a formação sobre o Louvor, ensinando as ovelhas a louvarem a Deus (por aquilo que Ele É, pelo que Ele faz, louvor inspirado, louvor que liberta, louvor na palavra, etc.); ensinar a usar os carismas durante a reunião de oração (profecias, palavra de ciência e sabedora, cura, milagres e prodígios); aplicar formação sobre o núcleo (como deve ser a reunião de oração de um grupo da RCC), e daí por diante.

            Outubro também é o mês das missões. Se não tem nada programado no seu grupo, na sua cidade ou diocese, que tal fazer aquela visita que há tempos estamos adiando? Quem sabe para aquele membro do nosso grupo de oração que está doente ou que se afastou por algum desentendimento, ou ainda uma visita para aquela família tão necessitada… Maria nos ensina a servir e a termos espírito missionário!

            Logo estaremos partilhando os direcionamentos para o ano de 2017, lembrando que é o ano Jubilar da RCC. Teremos várias atividades, começando com o ENF, depois nosso encontro estadual nos dias 21 a 24 de abril de 2017 e, em julho, o Congresso Nacional juntamente com as Novas Comunidades na Canção Nova.

Deus abençoe a todos.

Fraternalmente,

Vicente Machado

Coord. RCC Goiás.