Olá amigos! A paz de Jesus e o amor de Maria estejam com vocês, tudo bem? Neste mês de agosto, vamos falar um pouco sobre o mês das vocações.  Sim, agosto! o qual para nós católicos, nada mais é do que um mês abençoado e fecundo como todos os outros 11 que compõe o calendário cristão, além de trazer uma mensagem maravilhosa, trabalhada ao longo dos seus 31 dias, qual seja, a mensagem da vocação!

 

Afinal, o que é vocação?

 

Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. Segundo o Dicionário Aurélio, este vocábulo seria por exemplo “uma disposição natural do espírito” ou também uma “inclinação religiosa”. Mas na qualidade de católicos praticantes, bem sabemos que vocação está muito além disso, afinal, vocação significa que anterior a nós existe um chamado, um convite, uma escolha pessoal que vem do próprio Jesus, a quem seguimos com total empenho, como afirma São Paulo na Carta aos Romanos: “Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus.” (Rm 1, 1).

Vocação é, ao mesmo tempo, um chamado e uma resposta. É uma semente divina ligada a um sim humano. Nem a percepção do chamado, nem a resposta a ele são tão fáceis e tão “naturais”. Exigem afinação ao divino e elaboração de si mesmo, sem as quais não há vocação verdadeira e real. Essa escolha pessoal, de amor, é concretizada de uma forma bem objetiva por exemplo no Sacramento do Batismo, que por isso se torna fundamento e fonte de todas as vocações.

E já que estamos falando em vocação, você já sabe qual é a sua? Caso a resposta seja sim, parabéns! Você já começou uma maravilhosa missão sobre a terra, a qual o próprio Deus preparou para você. Caso a resposta seja não, também não convém se preocupar, vez que, ainda é plenamente possível discerni-la e, se necessário for, estamos aqui para te ajudar!

A Igreja Católica aqui no Brasil declarou o mês de agosto como sendo o mês das vocações em 1981, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional. O objetivo principal é o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional e é por isso que cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação.

No primeiro, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos, que exercem diversos ministérios e serviços na comunidade.

A vocação é um chamado do Senhor para cumprirmos uma missão aqui na Terra, seja ela cuidando de uma família, cuidando do povo por meio da vida religiosa ordenada, vivendo seus votos numa vida consagrada a Deus ou como leigo integrante da comunidade, alegre e contente pelo Espírito Santo que nele vive, servindo nos mais diversos serviços e/ou movimentos.

Portanto, como diz o dito popular “não vamos confundir bife à milanesa com bife sobre a mesa”, ou seja, vocação não é uma profissão! Assim sendo, o advogado, o médico, o professor, etc., são claramente profissões, já a vocação em si trata-se de uma resposta pessoal ao chamado divino, para o exercício de uma missão que Ele mesmo se encarregou de preparar para nós. E ai, vocação, qual é a sua?

Autor: Wagner Vilela (Ministro da palavra e membro do núcleo estadual do Minist. Com. Social da RCC Goiás)

________________________________________________________________________________________________________________________________

  • Afim de te ajudar a refletir um pouco mais sobre a sua vocação, deixamos a seguir o link de uma canção que tem tudo haver com o tema, chamada “Um consagrado para amar“, da cantora católica Eliana Ribeiro.  Se preferir, partilhe conosco nos comentários, sobre sua vocação. Deus abençoe você!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *