Amados irmãos e irmãs agraciados com o dom de ensinar, a paz inquieta de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja no coração de cada um!

No primeiro domingo do mês, dia 04 de setembro, nos unimos novamente em todo o Brasil para clamarmos a Deus pelo ministério que Ele mesmo nos confiou. Porém, desta vez tivemos a graça de nos reunir com a intercessão de Santa Teresa de Calcutá, canonizada no mesmo dia. Que seu exemplo possa nos guiar na missão que o Senhor confiou a nós, formadores da RCC.

O Senhor sempre nos fala quando nos colocamos a disposição para ouvi-Lo. Desta vez falou-nos pela passagem de Josué 1, 1-9 que somos convidados a meditar ao longo deste mês.

v. 2 – “Moisés, meu servo, morreu; agora, levanta-te! Atravessa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que dou aos Israelitas (citações da Bíblia de Jerusalém)”.

 

Irmãos, algumas vezes quando nos colocamos a serviço de Deus ocorrem provações em nossa caminhada. O medo, o sentimento de incapacidade, o julgamento, as sombras do passado, as tristezas e as dores. Porém, não podemos nos dar por vencidos! Levantemos e continuemos em frente! “Não é horade parar!” nos disse o Senhor este mês, é hora de continuar a trabalhar pela obra que está em construção em nossas vidas e na vida de nossos irmãos (cf. Ag 2, 4-9).

A nossa luta é pela terra prometida! “O ministério de formação é a luta que leva o povo a terra prometida”, nos inspirava o Espírito Santo! Nosso trabalho não é em vão. Antes de confiar a liderança a Josué, Deus confiou a Moisés que teve que enfrentar suas batalhas (cf. Ex 17, 9-13) sem nunca desviar os olhos da promessas de Deus para Seu povo. Assim é também conosco. Deus tem feito inúmeras promessas ao longo deste ano para nós formadores: “Abrirei as portas, quantas precisarem! ”; “Eis que irei inaugurar um novo tempo no vosso meio”; “Permanecei sobre minha sombra, pois terras novas temos de adentrar”. Tudo isto não é por acaso, não são palavras soltas ao vento. Ele prometeu e cumprirá, pois é fiel (cf. Sl 124, 1-5)!

v. 3 e 4 – “Todo lugar que a planta dos vossos pés pisar eu vo-lo dou, como disse a Moisés. Será o vosso território.”

 

Porém, precisamos ter atitudes de quem realmente acredita e confia no Senhor. Com a profecia “A terra está preparada, a semente em mãos, sejam destemidos, lançai-vos. Eu vos conduzirei” percebemos que já temos os subsídios (sementes) necessários para a missão, que a terra (corações) já se encontram preparados e Ele já está conosco, nos conduzindo, com Seu infinito amor misericordioso, como um Pai que conduz seus filhos. O que nos falta? Lançarmo-nos! Está é a atitude de quem confia, de quem acredita no que Deus prometeu! Você se lembra das promessas de Deus para seu estado? Para sua diocese? Para sua cidade? Para seu grupo de oração? Dê o primeiro passo. Se lance. Coloque a planta de vossos pés!

v. 5 – “Ninguém te poderá resistir durante toda a sua vida; assim como estive com Moisés, estarei contigo, jamais te abandonarei, nem te de desampararei”.

 

Afinal, o que temos a temer? Ele está conosco nos conduzindo com Teu Santo Espírito (cf. Atos 7, 3), como um barco a vela que vai aonde o vento sopra. O bonito dos barcos é que eles se encontram mais seguros no porto, porém se for pra ficarem no porto não tem sentido construí-los. E nós? Chegou a hora de respondermos a motivação do Senhor do mês passado “não tenham medo meus filhos, avancem determinadamente, pois estou convosco”. Mesmo se nos julgarmos barcos pequenos e humildes, respondamos sempre de prontidão ao chamado.

v. 7 – “Tão somente sê de fato firme e corajoso, para teres o cuidado de agir segundo toda a Lei que te ordenou Moisés, meu servo. Não te apartes dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que triunfes em todas as suas realizações”.

 

Mas para que o Senhor nos acompanhe nesta luta em direção a terra prometida, precisamos estar firmes nos Seus caminhos. Quando no Antigo Testamento os israelitas perdiam uma batalha ou não prosperavam sempre se perguntavam “onde pecamos contra o Senhor?”, por isso Ele nos pede novamente santidade de vida, mas só conseguiremos isto em intimidade com o Senhor. É maravilhoso como Deus tem sempre pedido isto, de não nos esquecermos Dele, de estarmos com Ele, de sermos formadores adoradores. Somente assim seremos restaurados ao longo da caminhada (cf. Ez 36, 1-38) e conseguiremos vencer as batalhas rumo a terra prometida.

Por fim, gostaria de convidá-lo a analisar como está a terra que o Senhor nos prometeu. Em abril o Senhor nos mostrava “Sementes sendo plantadas em um campo com sulcos profundos na terra”. Em julho, “Ele mesmo fará brotar do terreno seco belíssimos frutos”. Agora, em setembro, o Espírito suscita a visualização deterrenos e plantações sendo irrigados, alguns mecanicamente e outros até com aviões. Irmãos, percebam a graça de Deus que está acontecendo: A semente que foi lançada em abril está sendo irrigada! Em outra imagem, outro campo, um milharal já tinha frutos de todos os tamanhos e era regado pela chuva! As promessas de Deus já estão se cumprindo e estamos presenciando-as, como Josué! Aleluia! Confiemos nas promessas que já são palpáveis mas também naquelas que só conseguimos ver com os olhos da fé, afinal Deus nos fala quemesmo no deserto, onde não há frutos, Ele fará dar frutos 100 por 1.

Portanto, amado(a) formador(a), não temas, não te apavores. As promessas irão se cumprir e cabe a nós guardarmos os nossos postos. Sê firme e corajoso porque a nossa luta é pela terra prometida e Deus caminha conosco!

Não te ordenei: Sê firme e corajoso? Não temas e não te apavores, porque Iahweh teu Deus está contigo por onde quer que andes.” (Josué 1, 9)

 

Santa Teresa de Calcutá, rogai por nós!

Klaus Newman

Grupo de Oração Ágape

Coordenador Estadual MF da RCC Goiás