Sim!

Vamos analisar: se olhar ao seu redor, com certeza, notará o impacto que o Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES) realizado em 9 semanas causou e continua a causar na vida das pessoas!

“Onde estaríamos nós?”

Me lembro como se fosse hoje tudo o que eu precisei renunciar em 9 semanas para perseverar até o fim do meu primeiro SVES. A renúncia de uma viagem em família foi motivo do meu primeiro testemunho e claro que não foi um testemunho de pesar, pelo contrário, foi da alegria de escolher Jesus em vista das maiores seduções do meu coração daquela época. Valeu a pena!

Nove semanas me remete a uma gestação, à Vida Nova que recebemos em Cristo. Me remete ao fruto gerado no tempo certo, na obediência, sem atropelos e nem amadurecimentos forçados.

É durante a fase de amadurecimento dos frutos que os sabores e odores específicos, junto com o aumento de doçura e diminuição da acidez, tornam-se mais acentuados. É nesse período também que o fruto se torna macio e sua aparência ganha cores. O fruto que amadurece no pé possui sabores e valores nutricionais incontestavelmente superiores àqueles colhidos ainda verdes. O fruto verde te diz “calma, eu ainda não estou pronto, posso até ficar maduro, mas eu poderia ser muito mais”.

Assim também acontece com as ovelhas que o Senhor nos confia a cuidar no Seminário: elas requerem tempo. E esse tempo se encontra nas nove semanas de profundas experiências com a Santíssima Trindade, nas meditações com a Palavra de Deus e na Vivência dessa Palavra na comunidade que se forma no SVES.

Nesses 12 anos de caminhada em que participei de muitos SVES, realizados em 9 semanas nunca, repito NUNCA, chegamos na 8ª ou 9ª semana em que os participantes pedem que acabe logo. Pelo contrário, desejam que “não acabe”. Sempre que tenho oportunidade faço questão de perguntar: “Estamos chegando ao fim, vocês querem continuar?” Unanimemente a resposta é: Queremos continuar! Tamanha é a Graça de um Seminário de Vida no Espírito Santo que está na obediência e na Unidade com o Espírito Santo que o inspirou em 9 semanas.

É claro que uma formadora não deixaria passar a oportunidade de dizer que não acaba nas 9 semanas, pois o movimento nos propõe todo um processo de formação, não pode acabar nunca, a não ser que já estejamos prontos para o céu.

Quer saber de uma outra coisa interessante no processo de maturação de um fruto? Todas as etapas do amadurecimento de uma fruta são reguladas para que a semente esteja ao alcance do dispersor somente quando estiver pronta para germinar, para gerar uma nova planta. “Quando o fruto está verde, a semente ainda está se desenvolvendo, ou seja, o embrião ainda não está pronto para gerar uma nova planta. Daí o fruto em volta da semente ter características que não são atraentes, ainda se camufla nas folhas para não ser colhido”.

Da mesma forma acontece conosco no ventre materno. O milagre da vida precisa de tempo para estar pronto. Muitos processos precisam acontecer antes de nascermos. Um prematuro precisa de muito mais cuidado e dedicação de tempo que precisaria no ventre de sua mãe para estar apto à vida.

prematuridade é a causa individual mais frequente de morte de recém-nascidos. Além disso, os recém-nascidos prematuros também correm um alto risco de ter problemas de longo prazo, sobretudo atraso no desenvolvimento.

Como eu disse no início, eu sou fruto das renúncias que me exigiram um Seminário de Vida no Espírito Santo como tem que ser. Renunciar significa abandonar, rejeitar, sacrificar. Abandonar a si mesmo, em propósito. Sacrificar vontades e prazeres em prol de algo maior. Renunciar, é obedecer e seguir com a cruz. “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” (Mt 16, 24).

É comum encontrarmos situações que buscamos o caminho mais fácil: Um “seminário” de fim de semana, um “seminário” online, um “seminário” no dia do grupo de oração, um “seminário de 4 semanas”. O Evangelho de Cristo é uma mensagem de obediência. Temos tentado proclamar uma mensagem de fé desacompanhada da obediência e isso não se harmoniza com a revelação bíblica. Aliás, por duas vezes, Paulo relaciona, em sua carta aos Romanos, a obediência com a fé.

“E do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé, entre as quais também vós sois os eleitos de Jesus Cristo” (Rom. 1, 5s)

Na verdade, há uma inquestionável conexão na Palavra de Deus entre crer e obedecer. Cristo nos mandou pregar o Evangelho a toda criatura e disse que os que cressem seriam salvos (Mc 16, 15s). Portanto, o Evangelho requer do homem uma resposta de fé. Mas Jesus também ordenou que fizéssemos discípulos das nações e os ensinássemos a guardar (obedecer, cumprir, atender) tudo o que ele havia ensinado (Mt 28,19s). Fé e obediência andam juntas!

Por isso não tenho outro objetivo neste texto a não ser convocar todo o estado de Goiás a viver a Graça da Obediência no Seminário como ele é: em NOVE abençoadas semanas!

Antes de finalizar gostaria de fazer uma observação, mesmo que para muitos ela possa parecer obvia. O Seminário de Vida no Espírito Santo acontece em uma Única Noite por Nove Semanas, ou seja, ele precisa acontecer numa noite, ou numa tarde de final de semana, um único tema por encontro. Esse tema será meditado ao longo da semana pelas ovelhas do SVES, em suas casas, num momento separado para essa meditação, com pequenas doses diárias da Palavra de Deus.

Atenção! A reunião acontece 1 vez na semana durante nove semanas, estamos entendidos? Outra coisa, ela NÃO acontece no dia da reunião de oração, pois nossos grupos de oração faz a vontade de Deus para cada semana, discernida também semanalmente pelo Núcleo de Serviço. Só o Senhor conhece os corações daqueles que muitas das vezes dão ao Grupo de Oração a última chance de suas vidas. Por isso nossos grupos não podem ficar presos aos temas do Seminário que tem toda uma sequência e razão de ser.

Contudo é necessário reconhecer que a ordem de Cristo sobre renunciar a si mesmo não é uma mera tentativa de nos privar de algo supostamente bom. Trata-se do princípio da obediência sendo cultivado através do exercício diário não apenas das ovelhas, mas de todo um grupo de oração e em alguns casos de toda uma paróquia.

Para dar frutos agradáveis, doces e macios precisamos obedecer o tempo da maturação. Pro milagre da vida acontecer precisamos respeitar e aceitar o processo da gestação com todas as renúncias e desprendimentos que ele exige. Pro Seminário de Vida no Espírito Santo cumprir seu papel de evangelização e promover uma vida nova em Cristo ele precisa respeitar o seu tempo.

Finalizo repetindo, “eu sou fruto do Seminário de Vida no Espírito Santo de nove semanas”, eu sou quem sou hoje graças à obediência dos que me antecederam e me proporcionaram viver essa Grande Graça. Minha Família agradece! E eu não poderia responder de outra forma a não ser continuar a RENÚNCIA das “realidades” que me dificultam e OBEDECER à voz do Espírito que me chama a essas nove semanas.

Os Frutos serão melhores e mais saborosos!

 

Priscilla Meirelles

Grupo de Oração São José

Min. Formação RCC Goiás