A Renovação Carismática Católica foi homenageada pelos seus 50 anos de missão no Brasil, em uma sessão realizada, dia 16 de agosto, na Câmara Municipal de Goiânia. Na ocasião, Dona Judith, uma das pioneiras da RCC em Goiânia, recebeu o título de cidadã goianiense. Líderes da Renovação Carismática e representantes do Conselho Estadual e Arquidiocesano receberam o Diploma de Honra ao Mérito. Taciano Barbosa, Presidente do Conselho da RCC Arquidiocese de Goiânia, motivou a RCC a continuar dando frutos no anúncio da Palavra de Deus. “Temos que viver a Renovação, 50 anos é só o começo. Temos muitos frutos, mas os frutos melhores ainda estão por vir. Eu convido a vocês a mantermos a chama acesa. Que o Espírito Santo continue a sua obra por meio de nós”, destaca.
Os oradores da sessão relataram a importância da Renovação Carismática e o papel dos grupos de oração na sociedade. Em um momento de oração, clamaram a ação do Espírito Santo e louvaram a Deus pela história do movimento. A homenagem foi proposta pelo vereador Anderson Sales, Bokão. “Hoje foi a sessão mais importante e emocionante que propus na Câmara Municipal de Goiânia. Que benção, que alegria! Deus se fez presente nesta noite iluminada. Vida longa aos carismáticos”, declara.

O movimento

Desde Pentecostes, o Espírito Santo vem atuando continuamente na Igreja. O movimento conhecido como Renovação Carismática Católica surgiu em 1967 na Universidade de Duquesne, na Pensilvânia, Estados Unidos, em um retiro com um grupo de estudantes e professores universitários. Por meio desse retiro, eles experimentaram os dons do Espírito Santo e buscaram ter intimidade com Deus. Essa “corrente de graças”, como é definida pelo Papa Francisco, chegou ao Brasil em agosto de 1969, na Casa Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Brandina, em Campinas (SP). Reunidos com o sacerdote jesuíta Haroldo Rahm, cerca de 60 jovens vivenciaram o Batismo no Espírito Santo. Cada um de nós hoje vive essa experiência transformadora através dos grupos de oração. Parabéns RCCBrasil por transformar tantas vidas! Parabéns a todos os grupos de oração que vivem a Cultura de Pentecostes!