Andreia começou o momento desta pregação e iniciou uma oração, apresentando toda resistência. Para que Nossa Senhora, pudesse interceder por todos . Chamou o povo para consagrar o ouvir e o falar à Nossa Senhora.

Andreia e Carlos, são casados há 15 anos, têm três filhos e são Coordenadores Estaduais do Ministério para Famílias. Andreia, iniciou a pregação se lembrando de São Matias, pois ele foi escolhido para ocupar o lugar de Judas. Assim como eles foram escolhidos para conduzir este momento e ficaram surpresos com o chamado.

A palavra que Andreia recebeu, em oração, foi Jo 15, 16 e ela partilha que a mesma palavra que vem para ela, vem para também para todos que ali estavam, pois quem nos escolhe é Deus. E acreditar que mesmo com nossa incapacidade, Deus é maior, Deus nos completa. É como acontece, no Ministério para famílias, conta ela, as pessoas acham que não podem assumir a coordenação ou mesmo fazer parte por não terem uma família perfeita, mas Jesus escolhe os imperfeitos.

Precisamos estar dispostos a renovar nosso sim todos os dias, como Maria fez. A pregadora continua a pregação instigado o público a um questionamento pessoal: quantos SIM você tem dito? Com isso, Andreia nos ensina que quando precisarmos soletrar a palavra FÉ, soletre risco. Quem acredita e tem fé, acredita que o Espírito Santo precisa dizer pela ação Dele. É essa fé que precisamos pedir todos os dias em nosso serviço, nos GOs, na Igreja e em todos os lugares.

Porém, o tema para esta pregação se deu através do versículo Rm 5, 5: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.

Paulo esclarece que agora somos justificados pela nossa Fé, perante Deus e não pelas coisas do homem. Devemos ter confiança, pois a esperança em Deus significa confiar em Deus mesmo nas tribulações. A gota de esperança tem que ser despejada todos os dias. A paciência prova a fidelidade. Se vivemos a tribulação com paciência, nós demonstramos que temos fé, pois, somos fiéis. Deus é fiel.

Essa passagem vem como resposta,pois a esperança não engana. O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Precisamos lembrar desse amor. Se nós pedirmos, nós receberemos!

E a Renovação é uma grande graça de Deus. Papa Francisco disse: vocês nasceram do Espírito Santo como uma corrente de graça na Igreja e para a Igreja. É preciso saber que ninguém fundou a Renovação Carismática Católica, pois foi fundada pelo Espírito Santo. Não existe gaiola para o Espírito Santo, somos corrente de graça. E hoje, irmãos, o convite é para aprofundarmos, somos convidados a sair das águas razas. Devemos mergulhar nessa corrente. O Papa indicou outra refência para a RCC, de acordo com ele, somos como uma orquestra. Não tem ninguém mais importante que ninguém. Todas as funções são importantes.

Andreia, então, partilhou sobre um grupo de adolescentes em um grupo que ninguém queria assumir a coordenação e acompanhar. Então aceitou tal missão. A partir de então ela começou a pedir o amor de Deus tanto para eles, para as famílias desses adolescentes e também para ela. E que graça! Foi possível ver a mudança e a sede que aqueles jovens tinham de Deus. A Renovação tem esse papel. Nós fomos criados para para promover esse amor! Devemos ter um testemunho espiritual, um testemunho de vida. Você conhece os irmãos do seu Grupo de Oração? Ir ao encontro do outro, por amor!

No final de sua fala, Andreia nos lembra sobre o fundamente da Renovação, que é a Adoração. Devemos servir todos os dias adorando ao Senhor! E lembra de um bom exemplo que Frei Elias Vela deu no Encontro Estadual para Famílias. Devemos ser como as mães que estão sempre dispostas a servir por amor e a amar. Não podemos perder a graça de servir com esse amor. Sendo assim, as famílias também precisam viver com essa graça em seus lares. Viver até mesmo os momentos de tribulações com amor e resignação.
O mesmo tripé necessário (o batismo no Espírito, a vida em comunidade e o serviço) que fazemos na Igreja, também precisamos fazer no nosso lar. Vamos pedir para Deus abençoar o nosso servir em nosso lar, com paciência e amor.

Posteriormente, Andreia passou a palavra para seu marido, Carlos Eduardo e ele começou partilhando sobre o momento de oração na quarta-feira, após a Missa de envio, fomos para o Santíssimo, e fomos entregar mais uma vez este momento no Congresso Estadual. Eu sempre falo que o que me fortalece para dizer esse SIM e estar aqui na frente, não é me sentir competente para nada. É ter a certeza que eu vou abrir meu coração e deixar ser usado por Deus. Jesus nos mostrou que nós éramos várias tálhas. Talhas vazias, sujas, trincadas. Tinha todo tipo de talha aqui dentro. Nós clamamos e entregamos e Jesus falou: mas Eu estarei lá! E então Ele me deu uma outra visualização e foi o que me moveu todos esses dias até chegar aqui neste momento. Ele estaria, realmente, aqui diante de todos nós. Diante das nossas feridas, dores e pecados, Ele estaria aqui diante de todos nós e com Suas Mãos, laçava raios de misericórdia! Esses raios que foram lançados na sexta, no sábado e hoje, no domingo, Ele está limpando cada talha, curar nossas ferias e salvar dos nossos pecados. Ele falou de uma forma muito clara: neste Congresso Eu vou salvar muitos, pela minha misericórdia.

E nós continuamos orando para este momento. Não para eu conseguir falar palavras bonitas, que exaltasse a minha pessoa. Mas que aqui, nós pudéssemos experimentar a gloria de Deus em cada um, nessa corrente de graça que somos. Jesus me deu uma palavra: Mateus 14. Essa passagem começa com a morte de João Batista e logo após, Jesus se encontra com uma multidão de pessoas e seus discípulos. E essas pessoas, somos nós hoje. Quantas vezes já vimos os milagres de Jesus acontecer a nossa volta?
Na minha casa mesmo, quantos milagres de cura, de libertação!

E então os discípulos, vendo aquela multidão, ficaram preocupados, pois não havia comida e queriam dispensar aquelas pessoas, pois não havia comida o suficiente. Mas Jesus fala: não! Nós vamos dar o que comer! Jesus faz a multiplicação os pães. Quantas vezes Jesus multiplicou os pães em nossas vidas? E já no final da tarde, Jesus pede que os discípulos atravessem as margens, enquanto Ele se despede da multidão. E então, Jesus se afasta para orar sozinho. Irmãos, quantas vezes sentimos que Jesus está olhando por nós, mas ao mesmo tempo Ele está distante de nós? E mais adiante, esses discípulos, nessa barca, começam a viver uma tempestade. Essa tempestade que você sabe que você está vivento, você pode ter certeza irmão, esse Congresso foi feito por você! Se Jesus quisesse, esse auditório seria pequeno. Um estádio seria pequeno, mas Jesus escolheu somente nós!

Diante da tempestade, Jesus caminha sobre as águas, e vem ao nosso encontro como Ele foi aos dicípulos. Alguns deles ficaram assustados, mas Pedro o reconheceu e disse: Se és Tu, Jesus, me chama! E hoje, Jesus te chama dessa barca que você se encontra para você ter essa coragem de Pedro, de sair da barca e caminha sobre as águas. Emocionado, Carlos Eduardo continua sua pregação dizendo que Jesus quer que nós tenhamos essa coragem de caminhar sobre as águas. Carlos diz que essa é a fé que ele pede todos os dias para Deus, para sua família, trabalho, Grupo de Oração.

Carlos partilha um testemunho de uma amiga que caminha no Ministério para Famílias, desde quando eles começaram no ministério. Há alguns anos estava tentando engravidar e às 06h da manhã de sábado, Carlos recebe uma mensagem: estou gravida! A partir disso, Jesus confirma que os milagres realmente iriam acontecer, pois este foi o primeiro para este dia! Saímos da barca e caminhamos sobre as águas.

Nós sabemos, queremos sair da barca. Mas irmãos, quando Pedro sai da barca, falta um pouco de fé. Então se você começar a cair de novo, se você começar a perder a fé, faça como Pedro, clame por Jesus como Pedro clamou naquela hora: Senhor, salva-me!

Carlos partilhou um momento em que o filho disse uma palavra para ele: papai, sua fé é grande demais! E então Carlos responde: É mesmo filho, graças a Deus, eu tenho essa fé impactante! Mas o que Deus tem me chamado é para não ter essa fé só para mim. É para o meu Grupo de Oração, minha família, é para esse tempo de graça! Então irmãos, volte para sua diocese, para seu Grupo de Oração com a tocha acesa! E amanhã ou depois, você se sentir fraco, busque Mateus 14. E lembre que você foi um dos poucos escolhidos para estar aqui para comemorarmos esses 50 anos!

Após a pregação de Carlos e Andreia, Eugenio Jorge é convidado para conduzir o momento de Oração,
A Renovação Carismática é um povo a caminho e que não diste nunca! Imagina nós, um povo brasileiro de fé, que não desista mesmo.

Coragem o Senhor é contigo, seja onde for! Seja como for e onde for, Ele estará lá!
Paulo e Silas estava no carcere, mas o Senhor estava lá! O Senhor estava lá!

Seja você de onde for, o Senhor está aqui. Ele está no meio de nós! ele segue fazendo a obra, irmãos!

A sua fé tem que te conduzir ao interruptor do nosso coração. Haja Luz! Ponha a mão no seu coração e diga: haja luz, haja amor, haja perdão em mim, haja compreensão, haja compreensão em mim, haja amor por Jesus, amor apaixonado por Ele. Haja amor por Jesus em mim, que a minha vida traduza o amor que sinto por Jesus e por meus irmãos.

Ao final, oramos e cantamos em línguas. Pudemos sentir o céu. O Senhor se inclinou para nós. O senhor debruçou seu olhar para nós. Tua fé te salvou, disse o Senhor! Lembramos, também, da nossa Mãezinha do Céu, rezando uma Salve Rainha. E por fim, Vicente teve uma inspiração em orar, novamente por Carlos e Andreia, para que Deus alcance, através deles, as famílias do Estado de Goiás.